top of page

Doenças do Sistema Circulatório (Parte l)

Vamos aprender de forma sucinta as principais patologias do sistema cardiovascular. Essas patologias acometem o coração, artérias e veias.

Duas patologias que muitas pessoas se confundem devido aos seus nomes serem parecidos são aterosclerose e arteriosclerose. A aterosclerose significa entupimento de artérias ou veias por gordura, mas acomete principalmente as artérias. A palavra atero deriva de ateroma que quer dizer placa de ateroma (placa de gordura), essas placas de gorduras podem se encontrarem nas paredes dos vasos (túnica íntima) obstruindo parcialmente a passagem sanguínea dificultando o fluxo sanguíneo, ou até mesmo obstruir totalmente causando por exemplo: o infarto agudo do miocárdio que é quando a placa de ateroma encontra-se localizado nas artérias coronárianas impossibilitando a passagem de sangue; o AVC isquêmico que é quando a placa de ateroma encontra-se nas artérias cerebrais, geralmente a artéria comprometida é a artéria cerebral média. Já a arteriosclerose significa o endurecimento das artérias (clerose = endurecimento), uma das causas é o envelhecimento devido ao depósito de cálcio na túnica muscular, ou seja, com isso as artérias perdem a elasticidade dificultando a passagem sanguínea podendo provocar o aumento da pressão arterial.

O infarto agudo do miocárdio também chamado de doença arterial coronariana significa necrose (morte do tecido) por falta de suprimento vascular, acontece com a morte abrupta do tecido cardíaco, geralmente a área mais acometida é a área do ventrículo esquerdo, com isso o coração perde a força e a parte afetada começa a fibrilar. Podemos falar que o AVC é um tipo de infarto cerebral por falta de suporte sanguíneo. Alguns sinais do infarto agudo do miocárdio são: angina (dor intensa), dor na face com formigamento, dor de barriga muito forte, falta de ar, tosse. Um cuidado que devemos ter é devido que muitas pessoas falam que um sinal de infarto agudo do miocárdio é a dor só do lado do braço esquerdo mas isso está incorreto, essa dor pode ser tanto do lado esquerdo quanto do direito além dos sintomas acima citados. Os fatores de riscos são: obesidade, diabetes, sedentarismo e uma das principais causas a hereditariedade. Se algum familiar próximo sofreu infarto agudo do miocárdio devemos tomar cuidados com os outros fatores de riscos para então diminuir a possibilidade de acontecer o mesmo.

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) quer dizer que o coração não está fazendo suas funções adequadas, ou seja, de bombear sangue para fora do coração (circulação pulmonar, circulação sistêmica). O principal problema é principalmente no retorno venoso já que esse retorno está dificultado pela falta de força do coração. Para entender melhor dar um exemplo de uma pessoa saudável, o retorno venoso dos pés para o coração em um indivíduo sadio ele é feito pelos corações periféricos que são os músculos gastrocnêmios pois, ao se contraírem já que as veias passam pelo meio dessa musculatura o sangue vai retornar com maior facilidade, as válvulas que se encontram nessas veias evitam o refluxo sanguíneo e com isso o sangue é drenado para o coração, imagine uma pessoa com insuficiência cardíaca congestiva que apesar dos corações periféricos/veias ajudarem bastante esse retorno venoso não irá ter auxílio do coração central justamente porque ele está com insuficiência, ou seja, está fraco para dar esse auxílio. Um dos sinais bastante evidente são os edemas nas pernas justamente pela dificuldade do coração bombear sangue de volta para ele mesmo. Uma das causas que provoca a insuficiência cardíaca congestiva são as arritmias.

O prolapso da válvula mitral. Sabemos que no coração temos quatro válvulas, e uma delas é a válvula mitral conhecida também como válvula bicúspide ou atrioventricular esquerda que fica localizada do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, tem como função evitar o refluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Quando ocorre o prolapso da válvula mitral significa que essa válvula não está exercendo sua função como deveria e com isso ocorre o regurgitamento (refluxo). Essa patologia geralmente não causa problema nenhum, o indivíduo tem uma vida normal podendo praticar atividade física e esportiva. O prolapso da válvula mitral acomete 10% das pessoas que tem problemas cardíacos e para diagnosticar é através da ausculta pulmonar onde o ruído patológico é o sopro cardíaco, esse sopro é justamente devido a válvula mitral não vedar no momento da sístole ventricular e esse ruído é o som do sangue voltando para o átrio esquerdo. Se necessário o indivíduo deve tomar medicamento mas é quando a patologia está em um estágio mais avançado, que é quando a pessoa apresenta problemas pulmonares devido a esse retorno de sangue para o átrio, ou seja, o átrio começa a retornar esse sangue para o pulmão e então ocorre a hipertensão pulmonar, outros sintomas são: falta de ar, tosse.

Obs.: AVC quer dizer acidente vascular cerebral; Fibrilar quer dizer que o coração começa ficar com contrações descoordenadas; Gastrocnêmios conhecidos também como músculos das panturrilhas.


Referência: Anatomia Fácil – Rogerio Gozzi


Posts em destque
Recent Posts
Arquivos
bottom of page