top of page

Artérias e Veias dos Membros Inferiores

Vamos falar das principais artérias e veias que irrigam e drenam os membros inferiores. Lembrando que as artérias nutrem o organismo levando oxigênio e as veias drenam eliminado toxinas e gás carbônico.

Sabemos que todas as artérias têm origem na artéria aorta e não seria diferente nos membros inferiores.

As artérias dos membros inferiores são originadas da artéria aorta abdominal. Quando a artéria aorta abdominal chega na altura de L5 a S1 ela se bifurca formando as artérias ilíacas comuns (direita, esquerda) e cada uma segue para seu respectivo membro. A artéria ilíaca comum fica dentro da pelve e se bifurca em: artéria ilíaca interna, que vai nutrir os órgãos pélvicos; artéria ilíaca externa. A artéria ilíaca externa quando atravessar o ligamento inguinal ela recebe outro nome, passa a se chamar artéria femoral a qual é a principal fonte de irrigação dos membros inferiores, e forma praticamente todas as artérias da coxa e perna. A artéria femoral tem alguns ramos profundos, podemos citar o ramo circunflexo que irriga a cabeça femoral, mas o ramo mais importante é o ramo principal. A artéria femoral passa na parte anterior da coxa, chegando no músculo adutor magno ela irá passar pelo hiato dessa musculatura, onde irá deixar de seguir pela parte anterior passando para parte posterior, nesse momento passa a se chamar artéria poplítea justamente por passar na região posterior do joelho já que essa região do joelho chama-se poplítea. A artéria poplítea se ramifica em artéria tibial anterior e artéria tibial posterior. A artéria tibial anterior irá atravessar o hiato da membrana interóssea formando as artérias do dorso do pé (arco dorsal). O arco dorsal irá formar as artérias metatársicas dorsais e as artérias digitais dorsais. A artéria tibial posterior ela vai percorrer até a planta do pé (arco plantar) onde irá formar as artérias metatársicas plantares e artérias digitais plantares. A artéria fibular juntamente com a artéria tibial posterior nutrem a musculatura lateral e a fíbula.

Já que falamos das principais artérias vamos falar também das principais veias que drenam o sangue dos membros inferiores, ela é feita por dois sistemas de drenagem: o superficial e o profundo. Sendo que o sistema superficial drena apenas 20% e o profundo 80%.

Assim como nas artérias, as veias têm suas veias digitais, veias metatársicas dorsais formando o arco venoso dorsal. O arco venoso dorsal forma as veias: veia safena parva chamada também de pequena safena, ela fica na parte lateral e desemboca na veia poplítea; veia safena magno que segue pela perna pela região medial, atravessa o joelho seguindo pela coxa e desemboca na veia femoral. A veia tibial anterior passa pela parte anterior da tíbia atravessando o hiato da membrana interóssea e desemboca na veia poplítea. As veias plantares digitais, veias metatársicas plantares e o arco venoso plantar forma a veia tibial posterior a qual drena a região da planta do pé e ela desemboca na veia poplítea, também a veia fibular desemboca na veia poplítea. Então como falamos acima que 80% do sangue venoso é drenado pelo sistema profundo, e a principal veia desse sistema é a veia poplítea sendo que as veias que desembocam nela são: veia tibial anterior, veia safena parva, veia tibial posterior e veia fibular. A veia poplítea quando atravessa o joelho através do hiato do músculo adutor magno desemboca na veia femoral e depois do ligamento inguinal chega na veia ilíaca externa e veia ilíaca interna e ambas desembocam na veia ilíaca comum desembocando então na veia cava inferior (drenando o sangue para o coração).

O nome safena lembra um procedimento cirúrgico no coração que muita gente conhece, que é a ponte de safena a qual é retirada um pedaço da mesma para implantar no coração, ou seja, fazer esta ponte no local comprometido. A safena também está relacionada as principais causas de varizes, se você avaliar uma pessoa que tem varizes (3º e 4º grau) observará na parte medial a veia safena com essas alterações bem nítidas (varizes).

Já um problema no sistema profundo são as tromboses que são chamadas de trombose venosa profunda, onde requer cuidados pois, ela pode se agravar e causar patologias mais graves, como: embolia pulmonar, embolia cerebral etc.

O retorno venoso é feito principalmente pelas veias profundas especialmente a veia tibial posterior onde está localizada os músculos gastrocnêmios que são considerados corações periféricos pois, quando andamos e os músculos se contraem eles comprimem as veias possibilitando um melhor retorno venoso já que o coração central não supri tanto essa necessidade, então é muito importante você andar para melhorar o retorno venoso e evitar edema e trombose nas pernas.

Obs.: Hiato é uma perfuração no músculo permitindo a passagem de artérias, veias, nervos;

Trombose quer dizer um coágulo fixo, caso esse coágulo se desloque pela corrente sanguínea ele passa a se chamar êmbolo, daí o nome das patologias embolia pulmonar, embolia cerebral etc;

Sistema superficial (20%) principal veia de drenagem é a veia safena magno, e o sistema profundo (80%) principal veia de drenagem é a veia poplítea;

Importante pesquisar outras fontes de imagens para melhor entendimento até mesmo que nas imagens não tem todas as artérias e veias que cito no artigo.


Referência: Anatomia Fácil – Rogerio Gozzi



Posts em destque
Recent Posts
Arquivos
bottom of page