Artérias e Veias (Membros Superiores)
Como aprendemos em outro assunto anterior, todas as artérias tem origem na artéria da aorta. A artéria da aorta (arco da aorta) se ramifica em tronco braquiocefálico, artéria carótida comum esquerda e artéria subclávia esquerda.
No tronco braquiocefálico ela se bifurca em artéria carótida direita e artéria subclávia direita. A única diferença do lado direito para o lado esquerdo é que a artéria subclávia direita tem origem no tronco braquiocefálico e na artéria subclávia esquerda tem sua origem no arco da aorta já que não temos tronco braquiocefálico no lado esquerdo.
Vamos entender melhor as principais artérias que irrigam a região do braço, antebraço e mão.
A primeira artéria é a subclávia, ela recebe este nome justamente por passar debaixo da clavícula; Em seguida temos a que chega na região axilar e recebe o nome de artéria axilar; Quando a artéria chega no braço chama-se artéria braquial, ela fica mais profundamente entre os músculos bíceps braquial e braquial e tem como função a irrigação desses músculos. A artéria braquial se ramifica em outras, podemos citar a artéria braquial profunda que passa mais posteriormente do úmero, a artéria braquial circunflexa que irriga principalmente a cabeça do úmero; Chegando no cotovelo a artéria braquial se bifurca em uma artéria lateral e medial. A artéria lateral é a artéria radial e a medial artéria ulnar; Tanto a artéria radial como a ulnar entra na mão e forma os arcos palmares (superficial e profundo) e a união desses arcos é feito por ambas artérias através da anastomose e tem como função irrigar a mão; Esses arcos dão origem as artérias digitais que ficam na parte lateral dos dedos, ou seja, uma de cada lado.
Já o retorno venoso praticamente é feito pelo mesmo caminho, temos então as artérias digitais, os capilares para as trocas gasosas/nutrientes e logo em seguida as veias digitais (começando o retorno venoso).
Nas veias vamos ter um circuito superficial e outro profundo.
Assim como nas artérias as veias também tem seus arcos palmares que vão dar origem as veias que fazem o retorno venoso.
As veias mais profundas são: a veia ulnar (medialmente) e a veia radial (lateralmente) que vão se unir na região do cotovelo e formar a veia braquial.
As veias superfíciais são: a veia cefálica (lateralmente) e a veia basílica (medialmente). Geralmente são nessas veias onde se retira o sangue para fazer exames e a veia cefálica fica mais evidente e passa bem no meio do bíceps braquial.
A veia cefálica passa por todo membro até chegar na veia subclávia, já a veia basílica chega na veia braquial e as duas forma a veia axilar se conectando com a veia subclávia, a junção da veia subclávia e jugular (veia do pescoço) forma a veia braquiocefálico que diferentemente das artérias tem tanto do lado direito como esquerdo, e as veias braquiocefálico (direita/esquerda) formam a veia cava superior chegando no átrio direito (coração).
Obs.: Anastomose significa comunicação entre dois vasos;
Uma das artérias de verificação do pulso é a artéria radial já que fica mais evidente sua pulsação, já artéria ulnar sua pulsação é menos evidente mas para verificar com maior exito é só fazer uma extensão do pulso;
Importante buscar outras fontes de imagens para melhor entendimento.
Referência: Anatomia Fácil – Rogerio Gozzi