top of page

Artérias e Veias (Pescoço/Cabeça)

Vamos aprender sobre as principais artérias e veias que irrigam/drenam o pescoço e a cabeça, também entender melhor como ocorre esse fluxo sanguíneo.

As artérias que irrigam o pescoço/cabeça são originadas no tronco braquiocefálico e ramo médio (aorta). O tronco braquiocefálico vai bifurcar em artéria subclávia direita e artéria carótida comum direita, já a artéria carótida comum esquerda é formada a partir do arco da aorta. Através da subclávia direita/esquerda é formada a artéria vertebral direita/esquerda.

A bifurcação das artérias carótidas comuns acontecem na altura da mandíbula formando a carótida externa e a carótida interna. A carótida externa dar origem a outras artérias, tais como: artéria temporal que fica localizada na região das têmporas, inclusive se posicionar os dedos dar para sentir a pulsação da mesma; artéria maxilar; artéria facial; artéria occipital etc e tem como função o suprimento superficial. Já a carótida interna vai formar a artéria cerebral média que vai irrigar a região temporal e parietal e artéria cerebral anterior irrigando a região frontal, toda essa irrigação de ambas artérias são mais profundamente.

Posteriormente temos a artéria basilar que é a junção das artérias vertebrais que vai formar a artéria cerebral posterior, a qual irriga o lóbulo occipital, cerebelo e tronco encefálico.

A ligação das artérias anteriores e posteriores são chamadas de polígono de Willis que tem um papel muito importante, caso o indivíduo tenha algum comprometimento em alguma das artérias, ou seja, falta de nutrição o polígono de Willis vai suprir essa necessidade levando a nutrição para o local comprometido.

Já que falamos das principais artérias (que leva sangue) vamos falar das principais veias (que trás o sangue).

As veias que drenam o sangue da cabeça e pescoço são as veias jugulares. Temos a veia jugular externa que tem função da drenagem superficial; e a veia jugular interna que tem função da drenagem profunda. Já a região posterior é drenada pelas veias vertebrais.

A maior parte da região profunda do cérebro é drenada para veia cerebral magna através dos seios venosos que são aqueles seios da meninge dura-máter, que além de ser responsável pela circulação do liquor também tem a função do retorno venoso chegando na veia jugular interna. A veia jugular interna termina na veia subclávia sendo que a junção da veia jugular com a veia subclávia forma a veia braquiocefálico direita/esquerda chegando na veia cava superior levando sangue para o átrio direito (coração).

Obs.: A principal fonte de irrigação da cabeça/pescoço são as artérias carótidas e a principal fonte do retorno venoso as veias jugulares;

Para um entendimento melhor busque outras fontes de imagens, é muito importante entender como occorrem toda essa conexão e o fluxo sanguíneo.


Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil


Posts em destque
Recent Posts
Arquivos
bottom of page