top of page

Artérias e Veias (Tórax/Abdômen)

Vamos aprender sobre as principais artérias e veias que irrigam/drenam a região do tórax e do abdômen.

Para começar vou falar da artéria aorta descendente que tem origem no arco da aorta, é aquela artéria que desce por trás do coração e irriga os órgãos tóracicos (artéria aorta tóracica), tais como: os brônquios, esôfago etc.

As artérias torácicas se dividem em dois ramos, o ramo parietal e o ramo visceral. Os ramos parietais formam as artérias intercostais que irrigam a parte superficial principalmente os ossos das costelas e os músculos intercostais, esses ramos estão relacionados a respiração já que irrigam essas musculaturas (músculos intercostais/diafragma). Os ramos viscerais vão irrigar a parte mais profunda (pericárdio, brônquios, esôfago etc).

A artéria frênica superior irriga a parte superior do diafragma.

Quando a artéria aorta descendente atravessa o difragma ela deixa de ser chamada artéria aorta tóracica e passa a se chamar artéria aorta abdominal. Essa perfuração por onde passa a artéria chama-se hiato aórtico. Os ramos abdominais irrigam os órgãos do abdômen.

Vamos falar das artérias mais importantes que se originam na artéria abdominal. O primeiro ramo da artéria abdominal é a artéria frênica inferior que irriga a região inferior do músculo do diafragma; logo em seguida o tronco celíoco que se ramifica em artéria esplênica que irriga o baço, artéria gástrica esquerda que irriga o estômago e artéria hepática comum que irriga o fígado; depois temos as artérias supra-renais que irrigam as glândulas supra-renais e as artérias renais irrigando os rins; em seguida a artéria mesentérica superior que irriga o pâncreas e o cólon do intestino; temos também as artérias gonadais que da origem a artéria testicular nos homens e artéria ovárica nas mulheres, ou seja, irrigam a genitália; em seguida a artéria mesentérica inferior irrigando o cólon inferior, cólon sigmóide e a parte inferior do intestino; posteriormente temos as artérias lombares irrigando a região lombar.

Diferentemente de todas as artérias que vão ter origem na aorta, todas as veias se conectam na veia cava superior ou veia cava inferior, vamos falar das principais veias. A região da cabeça, pescoço, membros superiores e a maior parte do tórax é drenado para a veia cava superior, já a região dos membros inferiores, abdômen e uma parte do tórax é drenado para veia cava inferior.

As veias praticamente recebem os mesmos nomes das artérias, podemos citar algumas: veias renais, veias supra-renais, veias frênicas, veia hepáticas, veias gonadais etc mas o mais importante no momento é falar de dois sistemas de drenagem, o sistema ázigo e o sistema portal.

O sistema ázigo fica paralelo a veia cava inferior do lado esquerdo anteriormente da coluna vertebral, essa veia se origina da veia ilíaca e antes de atravessar o diafragma ela chama-se veia hemiázigo acessória (não está na imagem), depois ela se bifurca em duas, a veia hemiázigo que se conecta na veia subclávia esquerda e a veia ázigos. E qual a importância desse sistema? Bom, o sistema ázigo é importante caso alguma veia seja obstruída e esse retorno venoso seja comprometido, as veias hemiázigo acessória, veia hemiázigo e a veia ázigos elas suprem essa necessidade, ou seja, esse retorno venoso irá acontecer por elas, podemos dizer que elas é como se fossem uma reserva muito parecido com o polígono de Willis das artériais do pescoço/cabeça que tem praticamente o mesmo objetivo de conduzir sangue caso algum vaso esteja comprometido.

O sistema portal (porta hepática), geralmente temos uma artéria, depois um capilar e logo em seguida uma veia mas no sistema portal temos uma veia, depois os capilares e logo depois outra veia. Um exemplo disso são os capilares do intestino, eles absorvem os nutrientes, entre os capilares temos algumas veias que vão formar a veia portal, quando a veia portal entra no fígado temos outro sistema de capilares, depois que o fígado absorver os nutrientes, ou seja, processar o que foi absorvido então ele envia de volta para a corrente sanguínea através da veia hepática. E como esse sistema é formado? É formado pela veia hepática aquela veia que entra no fígado, e quem forma essa veia são três veias, a veia mesentérica inferior que drena o sangue do cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e também uma parte do intestino delgado; a outra veia é a veia mesentérica superior que vai drenar o intestino delgado, cólon ascendente e também uma parte do cólon transverso; e por último a veia que vem do baço que chama-se veia esplênica. E qual importância desse sistema? Tanto o fígado como o baço tem o papel de filtrar, portanto tudo que foi absorvido pelos alimentos não podem cair diretamente na corrente sanguínea já que comemos algumas coisas que podem ser tóxicas, e justamente por isso que o sistema porta hepática é muito importante pois, caso alguma coisa tóxica seja ingerida antes dela cair na corrente sanguínea tanto o fígado como o baço vai processar o máximo essa toxicidade para que chegue o menos possível ou nada no organismo.

Obs.: Nos ossos os buracos que passam por eles são chamados de forames, nos músculos chama-se hiatos;

Toda artéria tem origem na aorta, e toda veia se conecta na veia cava superior ou veia cava inferior;

Quando nos referimos em tronco no sistema circulatório, significa que esse tronco se ramifica em outras artérias/veias;

Busque outras fontes de imagens para ter um melhor entendimento.


Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil



Posts em destque
Recent Posts
Arquivos
bottom of page