Composição do Sangue (Plasma/Elementos Figurados)
Vamos estudar o sangue o qual é um fluido que circula dentro do sistema cardiovascular.
O ramo que estuda o sangue chama-se hematologia.
O sangue é composto do plasma e os elementos figurados. O plasma é a parte líquida que corresponde a 55% do volume total do sangue, já os elementos figurados correspondem a 45% do volume total do sangue.
Vamos entender melhor o plasma e os elementos figurados do sangue. Dos 100% do plasma 91,5% é água, 8,5% são solutos, desses solutos 7% são proteínas e 1,5% outros solutos. Já os elementos figurados são compostos pelas hemácias, leucócitos e plaquetas. Dos 100% dos elementos figurados 99% são hemácias e 1% são leucócitos e plaquetas.
O plasma é a parte líquida do sangue e os elementos figurados podemos dizer que são as partes sólidas do sangue, ou seja, o sangue tem a função de transportar as substâncias e no caso é o plasma que transporta através da circulação sanguínea os elementos figurados (hemácias, leucócitos, plaquetas) e outras substâncias, tais como: gases, vírus, bactérias, hormônios etc.
As hemácias também são chamadas de glóbulos vermelhos, ela é caracterizada por não ter núcleo e com isso ela é capaz de absorver mais oxigênio além de ficar mais maleável para passar nos capilares sanguíneos já que os mesmos são mais finos do que fios de cabelo, seu tempo de vida é de aproximadamente 120 dias (04 meses) e tem como função transportar oxigênio. O seu transporte de oxigênio é graças ao pigmento que são as hemoglobinas pois, é dentro das hemácias que ficam as hemoglobinas que são compostas por duas proteínas alfa e duas beta e dentro de cada uma das globinas ficam um grupo heme onde fica agregado um íon ferro em cada grupo, e é nesse íon ferro que o oxigênio se liga fazendo com que as hemácias transporte esse gás tão importante para vida de nós seres humanos.
Os leucócitos são divididos em granulares e agranulares. Os granulares são os neutrófilos, basófilos e os eosinófilos, tanto os neutrófilos como os eosinófilos tem a função de fagocitar mas os neutrófilos fagocitam principalmente bactérias e os eosinófilos parasitas, já os basófilos são responsáveis pela resposta inflamatória e produz substâncias como a histamina que é um vasodilatador, heparina que é um anticoagulante e a serotonina. Os agranulares são os linfócitos B, T, NK e os monócitos que também tem função de fagocitar microrganismos.
As plaquetas são fragmentos do tecido mielóide (tecido medular) e são responsáveis pela coagulação sanguínea. Esse processo de coagulação é devido as plaquetas produzirem uma substância que provoca um espasmo vascular, são agregados várias plaquetas no local afetado e uma rede de fibrina que produz um efeito chamado de tampão plaquetário. Um cuidado especial é quando esse processo de coagulação sanguíneo ocorre no meio interno do vaso, ou seja, na túnica íntima pois, pode provocar uma trombose e se este trombo se deslocar na corrente sanguínea recebe outro nome, chama-se embolia. Essa embolia pode-se deslocar para os pulmões (embolia pulmonar), para o cérebro (embolia cerebral) ou para qualquer outro lugar do corpo, podendo causar danos à saúde do indivíduo.
Obs.: As hemácias são chamadas também de glóbulos vermelhos, hematócritos; e os leucócitos de glóbulos brancos.
Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil