top of page
Buscar

Ciclo Cardíaco

  • Gilmar Bastos (Estudante de Fisioterapia)
  • 11 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Assim como os movimentos do corpo recebem nomes, os movimentos do coração também recebem seus nomes específicos.

Temos duas fases de movimento no coração, a sístole e a diástole, vamos aprender o que significa cada uma? A sístole é o movimento de contração, já a diástole é o movimento de relaxamento.

Se você já estudou a anatomia do coração, sabe-se que ele possui quatro câmaras, duas superiores que são os átrios e duas inferiores que são os ventrículos, o sangue sempre vai seguir dos átrios para os ventrículos nunca o oposto, ou seja, o ciclo cardíaco vai começar nos átrios e terminar nos ventrículos, mas para estudar e entender melhor este ciclo deve-se começar pelos ventrículos.

Quando os átrios se contraem ocorrem a sístole atrial e quando eles relaxam a diástole atrial, já os ventrículos quando eles contraem ocorrem a sístole ventricular e ao se relaxarem a diástole ventricular, sempre que uma das câmaras estiver contraída a outra estará relaxada e vice-versa.

Em relação ao som que escutamos quando o coração está batendo simplesmente esse som é devido ao fechamento das valvas e não do movimento em si do coração. Esses sons são chamados de bulhas e temos quatro no total. Vamos separar as bulhas em duas, a B1 e a B2: a bulha B1 é quando o coração faz Tum e isso quer dizer que as valvas atrioventriculares (tricúspide e mitral) se fecharam; a bulha B2 é o TAC e significa que as valvas semilunares (aórtica e pulmonar) se fecharam (acompanhe a imagem e assista o vídeo para escutar o som que o coração faz para entender melhor o tum/tac).

Tanto a sístole como a diástole são divididas em três fases. Na sístole, a primeira fase é a contração isovolumétrica, ou seja, os ventrículos estão contraídos mas o sangue não é ejetado para as artérias devido que a pressão tanto das artérias como dos ventrículos serem iguais, também nesse momento todas as valvas estão fechadas; na segunda e terceira fase ocorrem a ejeção rápida e ejeção lenta, nesse momento aumenta o volume de sangue e da pressão nos ventrículos ocorrendo então a ejeção do sangue nas artérias, nesse momento as valvas atrioventriculares estão fechadas e as valvas semilunares abertas. Na diástole, a primeira fase é o relaxamento isovolumétrico, isso quer dizer que os ventrículos estão relaxados prontos para receber o sangue, mas esse sangue só vai chegar na segunda e terceira fase quando o volume e a pressão dos átrios aumentarem, lembrando também que nesse momento todas as valvas estão fechadas; nas duas últimas fases de enchimento rápido e enchimento lento as valvas atrioventriculares estão abertas e as valvas semilunares estão fechadas.

Obs.: A ejeção do sangue no coração ocorrem por diferença de pressão, ou seja, aumenta o volume de sangue automaticamente aumenta também a pressão (de maior pressão para menor pressão).


Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil


 
 
 
Posts em destque
Recent Posts
Arquivos
bottom of page