Diferenças Anatômicas e Funcionais (Artérias, Veias e Capilares)
As artérias, veias e capilares são vasos sanguíneos e fazem parte do sistema circulatório, mas apesar de serem vasos sanguíneos e funcionarem como canos onde vão conduzir sangue, temos algumas diferenças tanto anatomicamente como funcionalmente.
Funcionalmente, as artérias conduzem o sangue para fora do coração, as veias conduzem o sangue para dentro do coração e os capilares são os lugares onde ocorrem as trocas de substâncias.
Tanto as artérias como as veias são compostas por três camadas, a túnica externa, a túnica média e a túnica íntima ou interna, já os capilares são compostos por apenas uma camada (imagem 01).
Vamos estudar as túnicas que são envoltórios dos vasos sanguíneos de fora para dentro, anatomicamente a túnica externa é composta de tecido conjuntivo dando uma maior resistência, a túnica média de tecido muscular liso e a túnica íntima de tecido epitelial. As artérias tem as paredes mais grossas devido a túnica média, pois como o sangue sai com uma maior pressão do coração elas precisam ter uma maior resistência diferentemente das veias que tem as paredes mais finas já que a túnica média é menos espessa e também a pressão das veias são menores. Os capilares são totalmente diferentes das artérias e veias, possui apenas uma túnica de tecido epitelial, são chamados assim devido ser mais finos do que um fio de cabelo, possui os poros onde vão acontecer as trocas de substâncias que são chamados de fenestras. Internamente, ou seja, na túnica íntima que é o endotélio do vaso, nas artérias ela é completamente lisa, mas nas veias elas possuem válvulas que tem como função evitar o refluxo sanguíneo.
Quando o sangue sai do coração ele é distribuído por todo o corpo, mas ele tem a maior tendência para descer até mesmo por ser um líquido, e para retornar ao coração esse retorno venoso recebe ajuda de músculos e das válvulas que ficam nas veias, ou seja, nos músculos das panturrilhas (os gastrocnêmios) bem no meio deles passam as veias e ao caminhar os músculos se contrai ajudando o retorno venoso e as válvulas vão impedir esse refluxo sanguíneo. Quando ficamos por muito tempo em pé ou sentando esse retorno é mais lento podendo causar edema nas pernas e por isso é muito importante você caminhar, pois assim como o coração distribui sangue para todo o corpo os músculos gastrocnêmios juntamente com as válvulas ajudam esse retorno para o coração. Os gastrocnêmios são até considerados como corações periféricos devido a esse importante auxílio.
Obs.: Antes das junções dos capilares temos as arteríolas que são artérias de menor calibre e as vênulas que são veias de menor calibre;
O lugar onde corre sangue é chamado luz ou lúmen;
Importante você saber que vasoconstrição significa o fechamento da luz do vaso e vasodilatação o aumento da luz do vaso.
Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil