Anatomia do Coração (Localização, Envoltório, Anatomia Cardíaca)
A localização do coração fica na parte central do tórax, ou seja, o coração é um órgão torácico e fica entre os pulmões, esse espaço chama-se mediastino. Na imagem 01 podemos observar o ápice do coração, a base, a margem direita, a margem esquerda e a face inferior.
O ápice, é a parte inferior que fica voltada para o lado esquerdo; a base, é a parte superior onde fica os vasos sanguíneos da base; do lado direito temos a margem direita; do lado esquerdo temos a margem esquerda; e a face inferior sustentada pelo músculo do diafragma, portanto, anteriormente o coração está conectado com o osso esterno, posteriormente com a coluna vertebral, lateralmente com os pulmões (direito/esquerdo), inferiormente com o músculo do diafragma. Essa conexão é feita através do tecido conjuntivo fibroso no qual dar sustentação a esse órgão tão importante.
Vamos estudar os envoltórios do coração de fora para dentro, lembrando que os envoltórios protegem o coração. Externamente temos o pericárdio fibroso que vai dar sustentação ao coração, em seguida temos o pericárdio seroso o qual se divide em duas lâminas, a lâmina parietal e a lâmina visceral, entre elas vamos ter uma cavidade que chama-se cavidade pericárdica onde vamos ter o líquido pericárdico que permite a movimentação do coração,em seguida temos o músculo cardíaco o miocárdio, e por último mais internamente a lâmina endocárdio (imagem 02).
Já anatomia interna do coração temos as quatro câmaras, as duas câmaras superiores que são os átrios e estão divididos pelo septo interatrial, as duas câmaras inferiores que são os ventrículos e estão divididos pelo septo interventricular, temos quatro valvas que tem como função evitar o refluxo sanguíneo, do átrio direito para o ventrículo direito temos a valva tricúspide ou atrioventricular direita, do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo temos a valva bicúspide ou mitral, as duas últimas são as semilunares, do ventrículo direito para o tronco pulmonar a valva semilunar pulmonar ou valva pulmonar, do ventrículo esquerdo para a aorta a valva semilunar aórtica ou valva aórtica, essas valvas ficam presas e recebem suporte através das cordas tendíneas e os músculos papilares, ou seja, elas vão impedir a eversão das valvas evitando o refluxo sanguíneo.
Os vasos da base temos a artéria aorta e seu respectivo arco da aorta onde se ramifica em três: o tronco braquiocefálico que se bifurca na artéria subclávia direita e artéria carótida direita, artéria carótida esquerda e artéria subclávia esquerda. O tronco pulmonar se divide em artéria pulmonar esquerda e artéria pulmonar direita.As veias pulmonares que se conecta no átrio esquerdo. A veia cava superior e a veia cava inferior se conectado com o átrio direito (Acompanhe a imagem 03 para facilitar o entendimento).
É importante lembrar que as artérias sempre vão ejetar o sangue para fora do coração e as veias retornar o sangue para o coração.
O coração assim como todo corpo precisa de nutrientes e oxigênio e quem é responsável pela nutrição do coração são as artérias coronárias.
Obs.: A lâmina visceral também é chamada de epicárdio.
Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil