Sistema Circulatório (Estruturas e Funções)
Vamos aprender sobre as estruturas e funções do sistema circulatório. O sistema circulatório está divido em duas partes, o sistema cardiovascular que circula sangue e o sistema linfático que circula a linfa.
A cardiologia é o ramo da ciência que estuda o sistema circulatório principalmente o órgão que faz parte desse sistema, o coração.
Os órgãos que fazem parte do sistema circulatório são: o coração, as artérias, as veias e os capilares. Cada órgão tem sua estrutura e função e vamos aprender um pouco sobre cada uma delas.
O coração, é um órgão muito importante que tem como função bombear o sangue para todo o corpo, internamente ele é divido em quatro câmaras, as duas câmaras superiores são chamadas de átrios e as duas câmaras inferiores de ventrículos.
Os vasos sanguíneos são formados por: artérias, veias e capilares. As artérias, conduzem o sangue para fora do coração, ou seja, para todo o corpo; as veias conduzem o sangue para dentro do coração; os capilares são as junções das artérias e das veias e tem como função as trocas de substâncias. Tanto as artérias como as veias possui três camadas, a mais externa de tecido conjuntivo, a intermediária de tecido muscular e a interna de tecido epitelial, ou seja, formando uma camada grossa e é por isso que as trocas de substâncias ocorrem nos capilares pois, os mesmos são formados por apenas uma camada de tecido epitelial.
Já que aprendemos as funções individuais de cada um vamos aprender de um modo geral as funções como um todo, o sistema circulatório tem como função transportar substâncias, dentre elas o sangue (sistema cardiovascular), a linfa (sistema linfático), o plasma e os elementos figurados do sangue (os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos, as plaquetas), as bactérias, as toxinas, os gases etc. Outra função é controlar a temperatura corpórea.
Obs.: Geralmente nas imagens onde estudamos a anatomia do sistema circulatório as veias são representadas de azul e as artérias de vermelho, isso facilita o aprendizado.
Referência: Rogerio Gozzi - Anatomia Fácil